Escola Móvel de Nanotecnologia - SENAI (04/09)

Nanociência e nanotecnologia em ambiente real!

Equipamentos de alta tecnologia como sistema de fabricação de dispositivos para nanolitografia, microscópio de força atômica e analisador de partículas.

Escola Móvel de Eficiência Energética - SENAI (04/09)

Tecnologias ligadas à Eficiência Energética em sistemas motrizes, refrigeração, ar comprimido, iluminação e aquecimento.

Abordando tecnologias mais atuais em comparação com outras tecnologias nos principais usos finais.

Compressores, Motores Elétricos, Dinamômetro, Bomba de Calor, Bobinadeira, Sistemas de Iluminação, Aquecimento e refrigeração, Inversor e painéis Fotovoltaicos. Medidores de Energia, câmera termográfica e teste de Ultrassom.

Experimentos de Fusão Nuclear (04/09)

Transmissão ao vivo no sistema Alpha-E

A fusão nuclear tem apresentado um crescimento incrível nos últimos anos, pois promete revolucionar o setor energético ao oferecer uma alternativa de energia limpa. As universidades frequentemente ensinam fusão nuclear apenas na teoria, devido à indisponibilidade de equipamentos experimentais. Como resultado, muitos formandos carecem de experiência prática em fusão, especialmente em nível de graduação. A empresa Alpharing desenvolveu um dispositivo acessível, compacto e seguro de usar, que pode ser utilizado para estudar experimentalmente todas as reações de fusão relevantes, como Deutério-Deutério (DD), Deutério-Trítio (DT) e próton-Boro (pB). Este dispositivo inovador será fundamental para preparar a próxima geração de cientistas e engenheiros para ingressar no mercado de trabalho no crescente campo da fusão nuclear.

O curso incluirá demonstrações de fusão D-D (medição de coincidência D-D, câmara de nuvens D-D e detecção de nêutrons) em transmissão ao vivo da Califórnia, com discussão sobre o experimento, assim como discussão sobre os resultados da fusão pB e outras aplicações do equipamento. O coordenador do curso será o Diretor de Pesquisa do IPEN, Dr. Niklaus Wetter, e o moderador será o Prof. Gustavo Canal, do laboratório de plasma do Tokamak do IFUSP.

13h30 às 16h00

Visita aos Laboratórios - IPEN (05/09)

VAGAS LIMITADAS!

Procure o stand do IPEN na área de exibição no dia 04/09 e garanta a sua participação!

Reator IEA-R1

Reator de pesquisa tipo piscina, moderado e refrigerado a água leve. Opera a uma potência máxima de 5 MW. Utilizado para produção de radioisótopos e fontes radioativas, irradiação de amostras para análises multielementares, pesquisa em Física Nuclear, serviço de neutrongrafia e treinamento de pessoal para operação de reatores.

Aceleradores de Elétrons

Utilizados para reticulação de fios e cabos elétricos, esterilização de materiais diversos, cura de tintas, tratamento de efluentes industriais e desinfestação de alimentos.

Irradiador Multipropósito de Cobalto-60

Utiliza radiação gama emitida pelo radioisótopo Cobalto-60. Capacidade de 37Pbq e dose de irradiação superior a 1kGy. Principais aplicações: esterilização de materiais diversos, controle de pragas, beneficiamento de pedras preciosas, desenvolvimento de novos polímeros e desinfestação de bens artísticos e culturais.

Centro de Células a Combustível e Hidrogênio

Principais atividades: pesquisa e desenvolvimento de células a combustível para produção de energia renovável.

Centro de Lasers e Aplicações

Principais atividades: pesquisa e desenvolvimento de lasers de estado sólido visando aplicações nas áreas da saúde e indústria, processamento de materiais e monitoração ambiental.

Área de Exposição STEAM (04/09)

O Museu Biológico do Instituto Butantan faz divulgação científica e pesquisa em zoologia, história natural, comportamento e conservação da biodiversidade.

Através da pesquisa e da comunicação, utilizando cada vez mais as tecnologias disponíveis, aproximamos a população da conservação da biodiversidade, buscando propiciar um espaço de interação com o acervo e o contato com o conhecimento sobre os animais.

Considerando as grandes mudanças causadas pelos seres humanos no ambiente em que vivemos, buscamos compreender como as alterações afetam a saúde da população.

Museu Biológico do Instituto Butantan

UFABC Rocket Design

A UFABC Rocket Design é uma equipe formada por entusiastas apaixonados pelo setor aeroespacial, comprometidos em impulsionar o desenvolvimento do cenário brasileiro por meio de ensino, pesquisa, inovação, produção e lançamento de foguetes. Composta por 120 membros provenientes de todos os 15 cursos oferecidos na UFABC, a equipe destaca-se por sua multidisciplinaridade e diversidade.

Fundada em 2010, a UFABC Rocket Design é a primeira e a maior equipe do Brasil, reconhecida como uma das mais qualificadas e expressivas em competições nacionais e internacionais, tanto pelo número de participações quanto pela excelência de seus projetos. Ao longo de sua trajetória, já desenvolveu 22 projetos, sendo que serão apresentados os foguetes Aquitã e Aracê, que representam os esforços mais recentes e promissores da equipe.

O Aracê é um projeto ambicioso representando os foguetes mais tecnológicos da UFABC Rocket Design, com apogeu de 3 km. Este foguete impressiona com seus 3 metros de altura e diâmetro de 152,4 mm (6 pol.), incorporando tecnologias refinadas ao longo dos 14 anos de história da equipe. Equipado com recuperação em dois estágios (dual deployment) e um motor classe N de propulsão sólida, o Aracê está em fase de construção para competir na Latin American Space Challenge em 2024 e na Spaceport America Cup em 2025, as maiores competições do mundo.

Um dos destaques do Aracê é sua carga útil, desenvolvida em colaboração com a Embrapa e a Agência Espacial Brasileira (AEB), como parte do projeto Space Farming Brazil, vinculado ao Programa Artemis da NASA. Essa carga consiste na análise dos efeitos da aceleração e vibração durante o voo em plantas e sementes selecionadas, uma contribuição vital para o futuro da agricultura espacial.

Aracê

Aquitã

O foguete Aquitã representa os foguetes já desenvolvidos para o apogeu de 1 km. Com um comprimento de 1,20 m e propulsionado por combustível sólido, o Aquitã foi lançado e recuperado com sucesso em março de 2023, no Centro de Estudos do Universo, em Brotas. Este foguete serviu como base para o Aquitã 2, que representou a equipe na Latin American Space Challenge, em agosto de 2023, consolidando nossa presença em competições de alto nível.

Kimauánisso Robotics Team: Equipe de robótica do Instituto Mauá de Tecnologia

Sumô

Seguidor de Linha

Combate

Sumô LEGO®

A equipe Kimauánisso Robotics Team, fundada em 2004, nasceu do desejo de alunos e professores de utilizar a robótica como uma poderosa ferramenta de aprendizado e desenvolvimento profissional. Com um foco especial no crescimento de seus membros, mas sem perder de vista a busca por vitórias, a equipe tem representado o Instituto Mauá de Tecnologia em competições nacionais e internacionais, conquistando inúmeros títulos ao longo dos anos.

Durante o evento, a equipe Kimauánisso apresentará seus robôs nas categorias de sumô, combate, e seguidor de linha. Além disso, haverá uma demonstração dos robôs de Sumô LEGO®, simulando uma competição real, onde o público terá a oportunidade de interagir tanto com os robôs quanto com os integrantes da equipe.

Programas Estudantis da SAE Brasil

FEI AeroDesign

H2 UFABC

H2 Mauá

Apresentação de Equipamentos de Competições dos Programas Estudantis, promovidos pela SAE Brasil. Competições de diversas categorias, que permite o estudante aplicar, na prática, tudo o que aprendeu em sala de aula. Vivenciando todas as etapas de um projeto real e estimulando os participantes a buscarem soluções criativas e desenvolverem o espírito de trabalho em equipe.

Os programas mobilizam anualmente cerca de 2.800 estudantes das principais escolas de engenharia e ensino médio, configurando-se como verdadeiros campos de provas para os futuros engenheiros. As provas nacionais e internacionais integram-se à experiência acadêmica e prática dos jovens, estimuladas por professores, orientadores e profissionais da área. Possibilitam aos participantes uma proximidade com o mercado de trabalho do qual em breve farão parte.